Apostila Digital Prefeitura de Arujá-Prof.Educação Básica-Infantil I 2011
- Apostila Elaborada de acordo com o edital 2011
- Em formato pdf
- Pagamento através do site seguro www.pagseguro.com.br
- Será enviada imediatamente para seu e-mail após a confirmação do pagamento
PORTUGUÊS
Ortografia
Relações entre fonemas e grafias
Acentuação
Morfologia: Estrutura e formação de palavras
Classes de palavras e seu emprego
Flexão nominal e verbal
Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação
Equivalência e transformação de estruturas
Discurso direto e indireto
Concordância nominal e verbal
Regência verbal e nominal
Crase
Pontuação
Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem
Estruturação do texto e dos parágrafos
Informações literais e inferências
Estruturação do texto: recursos de coesão
Significação contextual de palavras e expressões
Ponto de vista do autor
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – FUNDAMENTAL I
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:
01 - Projeto Político Pedagógico (caracterização, elaboração e execução
02 - Colegiado Escolar (composição, atribuições e participação dos segmentos
03 - A relação escola, comunidade e família
04 - O trabalho escolar e o processo de inclusão;
05 - A contextualização dos currículos (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade
06 - Os processos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem
07 - Organização dos tempos e espaços escolares
08 - Parâmetros Curriculares Nacionais
09 - Leitura Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização
II – ESPECÍFICA:
MATEMÁTICA: sistema de numeração: números naturais - operações
Números racionais (representação fracionária e decimal, operações
Porcentagem
Medidas de grandeza
Comprimento. Superfície (quadrado, retângulo, triângulo). Volume (cubo, paralelepípedo e retângulo). Capacidade, massa e tempo
Noções de geometria: ponto, reta, plano, polígono e sólido
CIÊNCIAS: seres vivos e inatos
A natureza e os elementos que constituem: ar, água, solo, rochas
Ecossistemas: cadeia alimentar, poluição, preservação do meio ambiente,reprodução dos seres vivos, higiene, alimentação, doenças,crescimento e desenvolvimento
HISTÓRIA: aspectos metodológicos do ensino de História : identidade biológica, social civil e cultural do aluno e da família
Identificação dos serviços públicos (público e privado)
Os serviços urbanos, ontem e hoje
Os portugueses e a apropriação da terra
GEOGRAFIA: dimensão espacial do corpo; relação nos espaços de vivência - escola, família e vizinhança
Produção e organização da vida no espaço de vivências (atividades econômicas, importância do processo industrial, relações cidade-campo
Recursos naturais; Elementos naturais (produção e distribuição das culturas
Organização político-administrativa
Processo de industrialização criando espaços de vivência na cidade ou no campo
Processo industrial (relações de circulação/distribuição e consumo
Recursos naturais
LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20-12-1996 – atualizada
Resolução CNE/CEB nº 5/09 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
PARECER CNE/CEB nº 17/01 e Resolução CNE/CEB nº 2/01 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Especial
Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988 - Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao
214, 227 ao 229.
Lei Federal n° 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – atualizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário