quinta-feira, 3 de março de 2011

Apostila digital Prefeitura de Arujá-SP Professor de Educação Básica – Fundamental I 2011


Apostila digital Prefeitura de Arujá-SP Professor de Educação Básica – Fundamental I 2011

R$ 14,00

  • Apostila Elaborada de acordo com o edital 2011
  • Em formato pdf
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Professor de Educação Básica – Fundamental I

PORTUGUÊS

Ortografia

Relações entre fonemas e grafias

Acentuação

Morfologia: Estrutura e formação de palavras

Classes de palavras e seu emprego

Flexão nominal e verbal

Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação

Equivalência e transformação de estruturas

Discurso direto e indireto

Concordância nominal e verbal

Regência verbal e nominal

Crase

Pontuação

Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem

Estruturação do texto e dos parágrafos

Informações literais e inferências

Estruturação do texto: recursos de coesão

Significação contextual de palavras e expressões

Ponto de vista do autor

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – FUNDAMENTAL I

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

01 - Projeto Político Pedagógico (caracterização, elaboração e execução

02 - Colegiado Escolar (composição, atribuições e participação dos segmentos

03 - A relação escola, comunidade e família

04 - O trabalho escolar e o processo de inclusão;

05 - A contextualização dos currículos (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade

06 - Os processos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem

07 - Organização dos tempos e espaços escolares

08 - Parâmetros Curriculares Nacionais

09 - Leitura Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização

II – ESPECÍFICA:

MATEMÁTICA: sistema de numeração: números naturais - operações

Números racionais (representação fracionária e decimal, operações

Porcentagem

Medidas de grandeza

Comprimento. Superfície (quadrado, retângulo, triângulo). Volume (cubo, paralelepípedo e retângulo). Capacidade, massa e tempo

Noções de geometria: ponto, reta, plano, polígono e sólido

CIÊNCIAS: seres vivos e inatos

A natureza e os elementos que constituem: ar, água, solo, rochas

Ecossistemas: cadeia alimentar, poluição, preservação do meio ambiente,reprodução dos seres vivos, higiene, alimentação, doenças,crescimento e desenvolvimento

HISTÓRIA: aspectos metodológicos do ensino de História : identidade biológica, social civil e cultural do aluno e da família

Identificação dos serviços públicos (público e privado)

Os serviços urbanos, ontem e hoje

Os portugueses e a apropriação da terra

GEOGRAFIA: dimensão espacial do corpo; relação nos espaços de vivência - escola, família e vizinhança

Produção e organização da vida no espaço de vivências (atividades econômicas, importância do processo industrial, relações cidade-campo

Recursos naturais; Elementos naturais (produção e distribuição das culturas

Organização político-administrativa

Processo de industrialização criando espaços de vivência na cidade ou no campo

Processo industrial (relações de circulação/distribuição e consumo

Recursos naturais

LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20-12-1996 – atualizada

PARECER CNE/CEB nº 4/98 e Resolução CNE/CEB nº 2/98 – Institui a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

PARECER CNE/CEB nº 11/00 e Resolução CNE/CEB nº 1/00 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos

Resolução CNE/CEB nº 3/10 – EJA

PARECER CNE/CEB nº 17/01 e Resolução CNE/CEB nº 2/01 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial]PARECER CNE/CP nº 3/04 e Resolução CNE/CP nº1/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana..................... 132

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para inclusão da criança de 6 anos de idade. Ministério de Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007

Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229

Lei Federal n° 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente- atualizada

Deliberação CEE nº 09, de 30 de junho de 1997. Institui no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no Ensino Fundamental.

Indicação CEE nº 08, de 30 de junho de 1997 – Progressão Continuada


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