quinta-feira, 28 de julho de 2011

Apostila Digital Pref.Santos-SP Professor Substituto Educação Especial 2011


Apostila Digital Pref.Santos-SP Professor Substituto Educação Especial 2011
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CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DEPROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Educação especial: conceito e evolução; Aspectos históricos, políticos e sociais da educação especial no Brasil;Educação especial: tendências atuais; A questão da inclusão da pessoa com deficiência; Fundamentos e diretrizes daEducação Especial; Distúrbios de aprendizagem e educação especial: perspectivas de compreensão e propostas deintervenção; Desafios para a educação especial frente aos novos paradigmas; Educação profissional e inserção da pessoacom deficiência no mercado de trabalho; A sociedade, a escola e a família da criança com deficiência; Desafios atuais naformação e atuação de professores de educação especial.Bibliografia:BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2000

BRASIL. Proposta Curricular para Deficientes Intelectuais. Brasília: MEC/CENESP, 1979

Atendimento educacional especializado: deficiência visual. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf

Ministério da Educação. Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidadeseducacionais especiais

Ministério da Educação/ 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação especial na Educação Básica

COLL, C., PALACIOS, J. e MARCHESI, A. Necessidades Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar.Desenvolvimento Psicológico e Educação, Volume 3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

FERNANDES, Alícia. A Inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. PortoAlegre : Artes Médicas, 1991

GARDNER, Howard. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar nossas idéias e as dos outros. Porto Alegre:Artmed, 2004

GANEN, L. de S. Aspectos relevantes na educação de crianças com paralisia cerebral. Coletânea de textos perspectivase reflexões, Série Argumento. São Paulo : Secretaria de Estado da educação/C.E.N.P., 1993

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro:Guanabara, 1998

MAZZOTA,M. J. da S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996

PALHARES, M. S.; Tanhani,S. C. (org.). Escola Inclusiva. São Carlos : EdUFsCar, 2002

PERRENOUD,P. Pedagogia Diferenciada: das intenções às ações. Porto Alegre:Artmed,1998

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre : Artmed, 1998


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