Apostila Digital Pref.Santos-SP Professor Substituto 2011
LÍNGUA PORTUGUESA
Ortografia oficial
Acentuação gráfica
Flexão nominal e verbal
Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação
Emprego de tempos e modos verbais
Vozes do verbo
Concordância nominal e verbal
Regência nominal e verbal
Ocorrência de crase
Pontuação
CONHECIMENTOS GERAIS
Concepção de educação e escola.CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos. São Paulo:Cortez, 1999
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências Múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2001
Concepção de educação infantil e ensino fundamental. (Legislação)
Função social da escola e compromisso social do educador.OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARBI, Paulo (Orgs) Redes Culturais: diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP& A 2002
PENTEADO, Heloísa Dupas de Oliveira. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2007
GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década da Educação para o desenvolvimentosustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008
A construção de identidades nas interações.GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médias, 1995
DANTAS, H.; OLIVEIRA M.P.K; TAILLE Yves; “Piaget Vigotsky” Wallon, Teorias Psicogenéticas em Discussão “ –SP.Edit Summus, 1992
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996..55Didatismo e ConhecimentoÍndiceA ludicidade como dimensão humana.EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança – A Abordagem deReggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: ARTMED. 1999
Educação: cuidar e educar.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações para a inclusão da criança deseis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
Políticas educacionais.KEPPE, Norberto da Rocha. A Libertação pelo Conhecimento. São Paulo: Proton, 2001, 2ª edição
Projeto político-pedagógico: fundamentos para orientação, planejamento e implementação de ações na criação decondições para o desenvolvimento humano, com foco no educando, dentro do processo ensino-aprendizagem.VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, SãoPaulo: Libertad, 2002
Currículo como construção sóciohistórico e cultural.____________. Indagações sobre o Currículo: - Caderno 1 – Os Educandos, seus direitos e o Currículo – Arroyo,Miguel;
Caderno 2 – Currículo e Desenvolvimento Humano – Elvira Souza Lima;
Caderno 3 – Currículo, Conhecimento e Cultura – Antonio Flávio Moreira e Vera Maria Candau;
Processo ensino-aprendizagem: Alfabetização e Letramento.VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001
Avaliação e registro.Currículo e Avaliação – Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. PortoAlegre: Mediação, 1998
Organização da escola centrada no processo de aprendizagem e desenvolvimento do educando: ciclos – os tempos davida humana.GADOTTI, M. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009
ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000
Educação inclusiva.Declaração de Salamanca
MANTOAN, Maria Teresa Egler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo:Moderna, 2003
Gestão participativa na escola. (Legislação)
Parâmetros Curriculares Nacionais
LEGISLAÇÃO
Legislação Federal:Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°,
Didatismo e ConhecimentoÍndiceLei Federal nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente e alterações posteriores
Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e alteraçõesposteriores
Lei Federal nº 10.172, de 09/01/01 - Aprova o Plano Nacional de Educação
Lei Federal nº 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Lei Federal nº 11.494, de 20/06/07 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básicae de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB
Resolução CNE/CEB nº 05/09 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Resolução CNE/CEB nº 02/01 – Institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Resolução CNE/CEB nº 03/05 – Define normas nacionais para a ampliação do Ensino fundamental para nove anos deduração
Resolução CNE/CEB nº 03/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Resolução CNE/CEB n° 03/99 - Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas
Resolução CNE/CP nº 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico -Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Resolução CNE/CEB nº 04/06 - Altera o Artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 03/98
Resolução CNE/CEB nº 03/10 – Define Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução CNE/CEB nº 04/10 – Define Diretrizes Gerais para Educação Básica
Resolução CNE/CEB nº 07/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
Parecer CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EducaçãoInfantil
Parecer CNE/CEB nº 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 – publicado no DOU 09/12/2010- Diretrizes CurricularesNacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
RESOLUÇÃO CNE/CEB nº 7, de 14/12/2010, publicado no DOU de 15/12/2010 – Fixa Diretrizes CurricularesNacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos e revoga a Resolução CNE/CEB nº 2, de 7 de abril de 1998
Legislação Municipal:LEI Nº 2651 de 27 de novembro de 2009. Dispõe sobre o conselho de escola e da outras providências. Publicado noDiário Oficial de SANTOS em 28/11/09
SANTOS. Prefeitura Municipal. Regimento escolar das escolas municipais de Santos. Publicado do Diário oficial domunicípio de santos de 30/04/05
BIBLIOGRAFIA
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências Múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2001
ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000
DANTAS, H.; OLIVEIRA M.P.K; TAILLE Yves; “Piaget Vigotsky” Wallon, Teorias Psicogenéticas em Discussão “ –SP.Edit Summus, 1992
CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos. São Paulo:Cortez, 1999
Declaração de Salamanca
EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança – A Abordagem deReggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: ARTMED. 1999
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década da Educação para o desenvolvimentosustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008
GADOTTI, M. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médias, 1995
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. PortoAlegre: Mediação, 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário