Apostila Digital Pref.Santos-SP Prof.Substituto de Educação Infantil 2011
Relação entre educação, escola e sociedade. Concepção de educação. A ação do professor. Relação professoraluno.Instrumentos metodológicos: planejamento; registro; avaliação. Psicologia do desenvolvimento. O processo ensinoaprendizagem.A educação na legislação atual. Currículo e educação infantil. O processo de construção do conhecimento.Alfabetização e letramento. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Volumes 1, 2 e 3).Bibliografia:ABRAMOWICZ, A. e WAJSKOP, G. Leitura e Escrita in: Educação infantil: Creches: Atividades para crianças dezero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro : Livro Técnico Científico, 1975
ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000
BARBOSA, Maria Carmen; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. PortoAlegre: Artmed, 2007
BENJAMIM, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo : Duas Cidades; Editora 34,2002. (Coleção Espírito Crítico)
BEAUCHAMP, Jeanete. Integração de creches e pré-escolas e habilitação de professores: qualidade na EducaçãoInfantil. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, v. 39, Brasília, p. 10-11, abr. 2005
BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília : MEC/SEF,1998. v. 1,2 e 3
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo : Cortez, 2001
CAMPOS, Maria Malta, (Org). Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo : Cortez; Fundação Carlos Chagas,1995
DANTAS, H.; OLIVEIRA M.P.K; TAILLE Yves; Piaget Vigotsky Wallon, Teorias Psicogenéticas em Discussão, SãoPaulo . Summus, 1992
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN. George. As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre: Artmed,1999
FARIA ,Ana L.G. Educação pré-escolar e cultura ,São Paulo:Cortez,1999
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996..92KEPPE, Suely Maria. Novas perspectivas na Educação Infantil. São Paulo: Proton, 2007
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: GEDH, 2002
A criança pequena e suas linguagens. São Paulo: GEDH, 2003
Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: GEDH, 2001
Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Sobradinho, 2005
Diversidade na Sala de Aula. São Paulo: Sobradinho, 2005
Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. São Paulo: Sobradinho, 2002
Quando a Criança não aprende a Ler e a Escrever. São Paulo: Sobradinho, 2003
Didatismo e ConhecimentoÍndiceMACHADO ,M. Lucia de A .Encontros e desencontros em educação infantil.São Paulo:Cortez,2002
MANTOAN, Maria Teresa Egler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo:Moderna, 2003
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos ( Coleção Docência e Educação). 3ª edição.São Paulo: Cortez, 2007
OSTETTO, L. E. (Org.). . Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágio.Campinas, Papirus, 2002
REGEN, Mina. Uma creche em busca da inclusão. São Paulo: Memnon Edições Científicas LTDA,1998
SMOLE, Kátia. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. PortoAlegre: Artmed, 2003
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, SãoPaulo: Libertad, 2002
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário