quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apostila Digital Pref. de São Caetano do Sul - Professor Nível l - Educação Infantil

Apostila Digital Pref. de São Caetano do Sul - Professor Nível l - Educação Infantil
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TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1.Uso de correio eletrônico, preparo de mensagens (anexação de arquivos, cópias) Uso de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office e de outros Sistemas Operacionais Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas As tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto escolar CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Unidade entre educar e cuidar na educação básica Valorização de todas as linguagens infantis Os diferentes ritmos na construção do conhecimento Integração escola, família e comunidade O papel do professor no mundo atual As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar Educação Inclusiva LEGISLAÇÃO Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009- CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação especial na Perspectiva da educação Especial. -Brasília; Secretaria de Educação Especial, -2010.72p. Constituição da Republica Federativa do Brasil Artigo 205 ao 214 Lei 8069/90 -Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 9394/96 lei de Diretrizes e Bases da Educação – atualizada Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/208 Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Nacionais para a Educação Básica Resolução CNE/CP 01/04, de 17.06.04, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Lei Federal nº 11.274 de 6 de fevereiro de 2006, sobre o Ensino Fundamental de 9 anos Lei Orgânica do Município de São Caetano do Sul, artigos referentes à Educação CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Visão histórica da educação infantil no Brasil Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (3 volumes) Concepção de educação infantil, de infância e de criança O imaginário infantil O professor de educação infantil – Perfil. Desenvolvimento infantil – físico, afetivo, cognitivo e social Relação entre o cuidar e o educar A construção do raciocínio matemático Pensamento e linguagem - leitura e escrita – letramento A instituição e o projeto educativo O brincar e o brinquedo Construção das diferentes linguagens pelas crianças: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e ambiente e matemática O jogo como recurso privilegiado Avaliação do processo educativo na educação infantil

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