segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Apostila Digital Pref.Taboão da Serra-Comun a todos os cargos Prof.PEB II


Apostila Digital Pref.Taboão da Serra-Comun a todos os cargos Prof.PEB II
Apostila digital em formato pdf
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LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO OFICIAL

Interpretação de texto
Acentuação gráfica
Crase
Pontuação
Ortografia
Concordância nominal e verbal
Regência nominal e verbal
Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação
Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal
Significação das palavras: sinônimos, antônimos
Sentido próprio e figurado das palavras
Emprego de tempos e modos verbais
Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção(classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações)

CONHECIMENTOS BÁSICOS E LEGISLAÇÃO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

ANTUNES, Ângela. Teoria e prática da gestão participativa na escola pública
ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000
BEUER, H.O. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Ed.Mediação, 2005
CORTELLA, Mário Sérgio. Escola e Conhecimento. Cortez, 1998
DUARTE Jr., João Francisco. Por que Arte Educação? Campinas, SP: Papirus, 2003
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Artes. SãoPaulo: Cortez, 2002
FERRETI, Celso. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola. São Paulo: Xamã, 1999
FREIRE, Paulo. Educação de Adultos, hoje. Algumas reflexões. In Educação e Política. São Paulo: Cortez. 1997
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, RJ: Paz e Terra, 2000
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000
GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil – Educação Cidadã, Ed,L – Instituto Paulo Freire, 2009-SP
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã – Uma aula sobre a anatomia da escola
GENTILLI, Pablo e FRIGOTTO, Gaudêncio - A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho.São Paulo: Cortez, 2001
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. PortoAlegre: Mediação, 1998

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte – Sala de aula e formação de professores, Ed. Artmed - 2003
KISHIMOTO, T. M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeiras e educação. São Paulo: Cortez, 1996
LA TAILLE, Ives de & OLIVEIRA, Marta Kohl & DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky e Wallon - Teoriaspsicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. 1992
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: GEDH, 2002
MANTOAN, Maria Teresa Egler e colaboradores. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon.1997
MANTOAN, Maria Teresa Egler Inclusão escolar: o que é - Por que - Como fazer- São Paulo: Moderna, 2003
MARTINS, M.C. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, FTD, 1998
MEC – Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, SEESP - Brasília, 2001
MEC – Ensino Fundamental de Nove anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília,2006.
MEC – Marcos Político Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, SEESP - Brasília,2010
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo: práticas e questão. Campinas: Papirus, 1998
MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil: Histórias, realidades, problemas eCaminhos. São Paulo: Global Editora e Ação Educativa, 2004
OLIVEIRA, Marta Kohl de, Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento - um processo sóciohistórico. São Paulo:Editora Spcione, 2004
PADILHA, Paulo Roberto. Educar em todos os cantos: Reflexões e canções por uma educação intertranscultura..227PARO, Victor H. Gestão Democrática da Escola Pública, São Paulo, Ática, 1998
PARO, Victor H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000
PARO, Victor H. Reprovação escolar – renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001
VASCONCELLOS, Celso S. Avaliação da aprendizagem: Práxis de mudança - Por uma práxis transformadora, SãoPaulo: Libertad, 2003
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, SãoPaulo: Libertad, 2002
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
Legislação básica:Estatuto da Criança e do Adolescente;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Instituída pela lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos;
Estatuto da Igualdade Racial
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
Lei Orgânica do Município de Taboão da Serra, Cap.III – Da Educação
Lei Complementar 18/94 – Estatuto dos Funcionários Públicos de Taboão da Serra
Lei Complementar 230/2010 - O Plano de Cargos, Carreiras e vencimentos dos Profissionais do Magistério doMunicípio de Taboão da Serra
Lei Complementar 231/2010 – Institui o Estatuto do Magistério Público Municipal de Taboão da Serra




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