quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Apostila Digital Pref Santos-SP Prof.Substituto de Matemática 2011


Apostila Digital Pref Santos-SP Prof.Substituto de Matemática 2011
Apostila digital em formato pdf
Elaborada de acordo com o edital 2011
Pagamento através do Pagseguro
acreis54@terra.com.br

Clique no botão do Pagseguro para aquisição da apostila:












CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSORSUBSTITUTO ENSINO FUNDAMENTAL II - MATEMÁTICA

Relação entre educação, escola e sociedade. Concepção de educação. A ação do professor. Relação professoraluno.Instrumentos metodológicos: planejamento; registro; avaliação. Psicologia do desenvolvimento. O processo ensinoaprendizagem.A educação na legislação atual. Currículo e avaliação. O processo de construção do conhecimento.Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Temas Transversais.Os números: naturais e inteiros; operações,propriedades, divisibilidade; racionais: representação fracionária e decimal, operações e propriedades; irracionais ereais: caracterização, representação na reta, representação como radical, operações, propriedades. A álgebra: cálculoliteral, equações redutíveis às do 1º e 2º graus, funções do 1O e 2O graus, gráficos e inequações. Problemas aplicados:proporcionalidade, regra de três simples ou composta, porcentagem, juros simples e noção de juros compostos. Estatísticadescritiva: medidas de tendência central, gráficos de freqüência. Geometria: propriedades fundamentais de ângulos,polígonos, círculos; semelhança; relações métricas e trigonométricas nos triângulos: áreas das principais, figuras planas;volumes dos principais sólidos. Medidas: sistemas de medidas usuais, decimais ou não.Bibliografia:BORBA, M. C. e PENTEADO M. G. Informática e Educação Matemática. Coleção: Tendências em EducaçãoMatemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora Ltda., 2007

BOYER, Carl. História da Matemática. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.Volume: Matemática

CÂNDIDO, Suzana Laino. Formas num mundo de formas. São Paulo, Moderna, 1997

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. Unicamp, Campinas, 1986

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

LORENZATO, S. (Org) O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: AutoresAssociados, 2006

MACHADO, Silvia A. Dias et al. Educação Matemática: Uma introdução. 2ª Ed., EDUC: São Paulo 2000

LOPES, A. J. Explorando o uso da calculadora no ensino de Matemática para jovens e adultos – in Alfabetização ecidadania nº 6 RAAB, 1998

PARRA, Cecília & SAIZ, Irma. A didática da Matemática, reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas,1995

PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000

POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução por Beatriz AffonsoNeves. Porto Alegre: ArtMed, 1998



Nenhum comentário:

ACESSOS

FORMULÁRIO DE CONTATO
Nome
E-mail
Assunto
Mensagem