segunda-feira, 30 de agosto de 2010

APOSTILA DIGITAL SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP PROF.EDUCAÇÃO BÁSICA I-FUNDAMENTAL(ANOS INICIAIS) 2010


APOSTILA DIGITAL SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP PROF.EDUCAÇÃO BÁSICA I-FUNDAMENTAL(ANOS INICIAIS) 2010

R$ 19,00

APOSTILA DIGITAL EM FORMATO PDF.
ELABORADA DE ACORDO COM O EDITAL 2010
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PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – FUNDAMENTAL (ANOS INCIAIS)
Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa
Interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. RaConhecimentos Específicos:

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação
1.Concepções de Educação e Escola. 2.Função social da escola e compromisso social do educador 3.Ética no trabalho docente. 4.Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas.5. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. 6.Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.7. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem.8. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. 9.Avaliação.10. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando.11. Educação inclusiva.12. Gestão participativa na escola. 13.O papel da escola como promotora de aproximações sucessivas dos alunos aos conhecimentos relevantes e significativos para as aprendizagens e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos.
Legislação:
1.Constituição Federal de 1988 –artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias.
2.Emenda 14/96 3.Raciocínio lógico. 4.Resolução de situações-problema.
5. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
6.Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II – arts. 7o a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III
7.Lei Orgânica do Município – (área de Educação) – Título VI – DA ORDEM SOCIAL - Capítulo I - Da Educação, da Cultura e dos Esportes, Lazer e Turismo.
8.Lei Federal nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996 – Dispõe sobre o Fundo de manutenção e
desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério. Marcos legais, políticos e pedagógicos que orientam para a implementação de sistemas educacionais inclusivos: - 9.Decreto n 6.949/2009, que ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência/ONU; -10.Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que estabelece diretrizes gerais da educação especial; -11.Resolução CNE/CEB n 4/2009, que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional 12.Especializado AEE, na educação básica. 13.Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira".14. Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, sobre o ensino fundamental de 09 anos; -Ensino Fundamental de 09 anos. 15.Orientações para inclusão da criança de 6 anos de idade e a Criança de 9 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de 9 anos.

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