domingo, 23 de janeiro de 2011

Apostila Digital Concurso Prefeitura de Suzano-SP Prof. de Educação Básica Adjunto 2011


Apostila Digital Concurso Prefeitura de Suzano-SP Prof. de Educação Básica Adjunto 2011

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Língua Portuguesa - Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática - Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

Atualidades – Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de julho de 2010, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Conhecimentos Pedagógicos - Relação entre educação, escola e sociedade: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Escola e desenvolvimento local. Desenvolvimento e aprendizagem. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Ética no trabalho docente.Currículo e Metodologias deensino:Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. O trabalho por projetos. Educação inclusiva. Educação Étnico-racial. Planejamento, Participação e Avaliação: projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Avaliação Negociada. Gestão democrática e Participação da comunidade.

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Barbosa Inês. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo de currículo. In

LOPES, Alice Casmiro; MACEDO, Elizabeth. Curriculo: debates contemporâneo. São Paulo: Corteza, 2005.

AZANHA, José Mário Pires. Proposta pedagógica e autonomia da escola. In AZANHA, José Mário Pires. A formação do professor e

outros escritos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006, p.87-104.

BENEVIDES, Maria Vitória. Participação, Educação Politica e Cidadania ativa. IN BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa -

Referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991, p. 193-199.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O que é disciplina escolar?. In BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino História

Fundamentos e Metódos. São Paulo: Cortez,2004, p. 35-55.

Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – Brasília, MEC/SEB, 2004

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. P. 28-32. In CASTRO, Jane

Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília : UNESCO, MEC, 2009.

Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf.

CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Trilhas Educativas. Disponível em

http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/institucional/upload/instituicao_arquivos/Trilhas%20Educativas %20livro.pdf.

CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o conhecimento. São Paulo: Cortez, 1998.

DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo:

Summus, 1992.

DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online]. 2007, vol.21, n.60, pp. 75-90. Disponível

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200006&script=sci_arttext

FREITAS, Luiz Carlos. Qualidade Negociada: Avaliação e Contraregulação na Escola Pública. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92,

p. 911-933, Especial - Out. 2005. Disponível http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a10.pdf

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática da construção da pré-escola a universidade. 17. ed. Porto Alegre: Mediação,

2000.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º

Seminário Nacional Relações Raciais e Educação – PENESB/RJ, 05/11/03, disponível em

http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf

PARO, Vitor. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. In PARO, Vitor. Gestão Democrática da Escola Pública. São

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PONTUSCHKA, Nidia Nacib (org). Ousadia no diálogo interdisciplinalidade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.

RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola:

espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva/Edilene Aparecida

Ropoli...[et.al.]. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. Disponível

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860

SILVA, Aida Maria Monteiro. Direitos Humanos na educação básica: qual o significado? In SILVA, Aida Maria Monteiro;

SILVA, Tomaz Tadeu de. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. IN SILVA, Tomaz Tadeu de. Documentos de

Identidade - uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999, p. 139-142.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre: v. 20, nº 2, jul/dez.

1995, p. 71-99, disponível http://sistema.clam.org.br/biblioteca/files/Genero-JoanScott%5B1%5D.pdf

TAVARES, Celma (orgs). Politicas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010, p. 41-63.

VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível. 2 ed., Campinas: Papirus, 1996.

Legislação

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988. Artigo 5º, incisos I a X, XII, XLII,

XLIII; Artigos 205, 206, 208, 210, 211- § 2º, 227, § 3º, inciso III, § 4º.

BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto Presidencial nº 6949 de 25 de agosto de 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da

Educação Inclusiva. Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Brasília: MEC-SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 6571 de 17 de dezembro de 2008.

Lei Federal 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: de 1a a 4a série. Brasília, 1996. 10v.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.

BRASIL. Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 - Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e

Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura

Afro-Brasileira e Indígena. Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, sobre o ensino fundamental de 09 anos; Ensino

Fundamental de 09 anos. Orientações para inclusão da criança de 6 anos de idade e a Criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de 9 anos.

Conhecimentos Específicos

Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento: Fundamentos técnico pedagógicos das diferentes áreas do conhecimento: O brincar e o cuidar. Linguagem oral e escrita. Alfabetização e letramento. A matemática na vida do aluno. O conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. A Economia solidária e o currículo escolar.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org). O Saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,1997.

DELIZOIKOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências, fundamentos e métodos. São

Paulo: Cortez, 2003.

DELIZOIKOV e ZANETIC. A proposta de interdisciplinalidade e o seu impacto no ensino municipal de 1° grau, p. 9 a 14, In

PONTUSCHKA, Nidia Nacib (org). Ousadia no diálogo interdisciplinalidade. São Paulo: Editora Loyola, 2002.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, Madalena. Observação, registro, reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço pedagógico, 1996. FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREITAS, Luiz Carlos de. CICLO OU SÉRIES ? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos-espaços da escola?

Trabalho produzido para o GT 13 Educação Fundamental. 27ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu (MG) de 21 a 24 de novembro de 2004. Disponível http://www.anped.org.br/reunioes/27/diversos/te_luiz_carlos_freitas.pdf

KISHIMOTO, Tizuko M. O Brincar e as teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo; poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

NEIRA, Marcos Garcia. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. IN NEIRA, Marcos Garcia. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Trabalho encomendado pelo GT

“Educação de pessoas jovens e adultas” e apresentado na 22a Reunião Anual da ANPEd – 26 a 30 de setembro de 1999, Caxambu.

PARRA, Cecília. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas/ Cecília Parra, Irma Saiz...[et. Al]; trad. Juan Acuña Llores.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SINGER, Paul. Fundamentos. IN SINGER, Paul . Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002, p.7-23

SINGER, Paul. Presente e Futuro . IN SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002,p.109-124

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