domingo, 15 de novembro de 2009

Apostila Digital Concurso MAPA-Agente Administrativo


Apostila Digital Concurso MAPA-Agente Administrativo
R$ 15,00
clique no botãao abaixo para adquirir a apostila












CONTEÚDO PROGRAMATICO
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreensão e interpretação de textos.
2. Tipologia textual.
3. Ortografia oficial.
4. Acentuação gráfica.
5. Emprego das classes de palavras.
6. Emprego do sinal indicativo de crase.
7. Sintaxe da oração e do período.
8. Pontuação.
9. Concordância nominal e verbal.
10. Regência nominal e verbal.
11. Significação das palavras.

CONHECIMENTOS GERAIS:
1. Atualidades políticas, econômicas e sociais.
2. Fatos relacionados ao agronegócio no Brasil.
3. Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
4. Legislação relacionada ao MAPA.
5. Ética no Serviço Público.

RACIOCÍNIO LÓGICO:
1. Conetivos "e", "ou", "não", "se.. então..", "se e somente se"; os quantificadores "para todo", "existe" e suas variações; as negações.
2. As relações de "igual", "maior", "menor", "maior ou igual", "menor ou igual" e suas variações.
3. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença.
4. Os principais conjuntos numéricos; intervalos e semi-retas; faixas e margens numéricas (de renda, etária, de erro e outras); prazos (de validade, tolerância e outros); limites (de carga, velocidade e outros); comparações (de custos, duração, outras); contagem, medição, avaliação e quantificação; índices e taxas (percentuais, por mil, outras).
5. Raciocínio lógico-dedutivo e recursos matemáticos em nível elementar, médio e superior suficientes para resolver questões matemáticas e do cotidiano sobre os tópicos deste programa.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:
1. HARDWARE: Conceitos, principais componentes e periféricos.
2. Memória do computador: Utilização; bit, bytes e palavras; tamanho e posições da memória; memórias internas e auxiliares; programas em memória ROM; memória virtual; cache de memória e tempo de acesso e ciclo de memória.
3. Unidade Central de Processamento: Execução das instruções; velocidade de processamento; registradores; clock; barramentos; microcomputadores; sistemas operacionais em microcomputadores; instalação de microcomputadores.
4. Unidades de Entrada/Saída e Periféricos: introdução; tipos de dispositivos de entrada, tipos de dispositivo de saída e dispositivos de entrada/saída.
5. SOFTWARE: Sistemas Operacionais e Linguagens de Programação: Apresentação e conceitos fundamentais; a evolução dos computadores; estrutura de dados; linguagens de programação; linguagens da WEB; programas compilados e programas interpretados; ferramentas do escritório moderno; linguagens orientadas a objeto.
6. MS Windows 95/98/ME/2000/XP/VISTA, em português: Conceitos; uso de ambiente gráfico; execução de programas, aplicativos e acessórios; conceitos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; uso dos recursos de rede; área de trabalho; configuração do ambiente gráfico; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas; backup de arquivos; uso dos menus.
7. MS Word 2000 (português): conceitos e operações básicas; estrutura básica dos documentos; operações com arquivos; modelos; edição e formatação de textos; cabeçalhos e rodapé; parágrafos; fontes; colunas; marcadores simbólicos e numéricos; tabelas e texto multicolunados; configuração de páginas e impressão; ortografia e gramática; controle de quebras; numeração de páginas; legendas; índices; inserção de objetos; desenhos e cliparts; uso da barra de ferramentas, régua, janelas, atalhos e menus; proteção de documentos.
8. MS Excel 2000 (português): conceitos e operações básicas; estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, controle de quebras, numeração de páginas, classificação, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus.
9. MS Power Point 2000 e MS Access 2000 (português): Operações e conceitos básicos Conceitos de Linguagens de Programação: JAVA, PHP, XML, AJAX, Delphi Conceitos de Software Livre.
10. Utilização do BrOffice 2.4.
11. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Arquivos e registros; organização dos arquivos; procedimentos nos diversos arquivos; bancos de dados e bancos de dados orientado a objetos.
12. FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR: o suporte do processamento; a carga do sistema; os programas; instruções; multiprogramação e multiprocessamento; conceitos básicos em relação à configuração de setup e montagem do microcomputador.
13. Introdução à Lógica de Programação: Algorítimos, tipos de lógica, instrumentos da lógica de programação, fluxogramas, lógica estruturada, árvores e tabelas de decisão.
14. Concepção e programação: Conceitos, algoritmos, procedimentos, funções, bibliotecas e estruturas de dados. Programação orientada a objetos.
15. Linguagens de programação (Delphi, Visual Basic, Java, C++, ASP, PHP, AJAX, HTML, XML): Conceitos.
16. REDES LOCAIS E TELEPROCESSAMENTO: Redes de comunicação de dados, meios de comunicação, Internet (definição, funcionamento, serviços e protocolos), elementos de uma rede, conectividade, utilização de microcomputador em rede, estruturas de rede (topologia), padrões e interfaces, conceituação de redes locais, arquiteturas e topologias de redes, modelo físico; sistemas operacionais de rede, protocolos e segurança nas redes.
17. Principais componentes: hubs, "switches", pontes, amplificadores, repetidores e gateways.
18. Meios físicos de transmissão: par trançado, cabo coaxial, fibra ótica, wireless, outros meios de transmissão, ligação ao meio, ligações ponto a ponto, ligações multiponto, ligações em rede de fibra ótica; sistemas operacionais de rede: servidores de aplicações, servidores de arquivos e sistemas de arquivos, discos e partições; Sistemas Operacionais Windows NT/2000, Novell e Linux: Conceitos.
19. INTERNET: navegação Internet: conceitos básicos (hyperlink, URL, portais, segurança, etc.), utilização dos principais navegadores (Internet Explorer, Netscape, etc.); serviços básicos: download de arquivos, envio e recebimento de correio eletrônico, etc., utilização dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc.).
20. Segurança: Conceitos. backup, vírus eletrônico, Malware, Worms, Spyware, Adware: conceitos, cuidados e prevenção.

ADMINISTRAÇÃO:
1. Noções de Administração: organizações, eficiência e eficácia.
2. O processo administrativo: planejamento, organização, influência e controle.
3. Planejamento: fundamentos, tomada de decisões e ferramentas.
4. Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais, tendências e práticas organizacionais.
5. Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional.
6. Princípios fundamentais de administração pública: administração pública no Brasil, administração pública gerencial, reforma da gestão pública e sistemas de administração federal.
7. Comunicação Administrativa: noções sobre comunicação na administração pública; correspondências, atos oficiais, encaminhamentos. Ética e Cidadania: elementos da ética.
8. Objeto e objetivo da ética.
9. Ética e sociedade.
10. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1171 de 22/06/94).
11. Legislação específica: Lei 8112/90 e suas alterações; Lei 8666 /93 e suas alterações.
12. Noções de Informática: equipamentos e sistemas operacionais; manipulação de sistemas de arquivos; redes locais; internet; ferramentas de automação de escritório; segurança.


Nenhum comentário:

ACESSOS

FORMULÁRIO DE CONTATO
Nome
E-mail
Assunto
Mensagem