sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

APOSTILA DIGITAL PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO-AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO 2011

APOSTILA DIGITAL PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO-AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO 2011
R$ 19,00
APOSTILA DIGITAL EM FORMATO PDF
ELABORADA DE ACORDO COM O EDITAL 2011
PAGAMENTO ATRAVÉS DO PAGSEGURO
SERÁ ENVIADA IMEDIATAMENTE PARA SEU E-MAIL APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO


CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ADQUIRIR A APOSTILA:

LÍNGUA PORTUGUESA - NÍVEL MÉDIO

1. Compreensão de textos contemporâneos. 2. Ortografia - emprego de letras. 3. Acentuação gráfica - de acordo com o atual Acordo Ortográfico. 4. Sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal; o fenômeno da crase. 5. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto escrito (níveis: morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo). 5.1 Formação de palavras - significado e sentido de morfemas. 5.2 Emprego das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. 5.3 Flexão verbal - valor semântico de tempos e vozes verbais e locuções verbais. 5.4 Colocação de termos na oração. 5.5 Relações de sentido entre orações e segmentos de texto - conectores que conferem coerência e coesão ao texto. 5.6 Emprego dos sinais de pontuação. 6. Conotação e denotação.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1. Microinformática: Software: conceitos, sistemas operacionais, utilitários, antivírus, Windows XP/ Vista / 7 BR e Linux. MSOffice 2003/2007BR (Word, Excel, Powerpoint) X BrOffice.org 3.2 (Writer, Calc, Impress). 2. Redes de computadores X Internet X Intranet: conceitos básicos, meios de transmissão, protocolos TCP/IP. Conceitos, formatos de imagens e figuras, modalidades e técnicas de acesso à Internet, browsers, navegação, pesquisa, sites de busca, atalhos de teclado, e-mail, utilização dos recursos. 3. Segurança de equipamentos, de sistemas, em redes e na internet: cuidados, backup, vírus. Medidas de segurança.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO

1. A comunicação: elementos da comunicação, comunicação corporativa. Técnicas de atendimento: relações humanas, relações públicas. Atividades de protocolo, recepção, classificação, registro e distribuição. Noções de arquivamento e documentação. 2. Noções de administração de pessoal, organização e controle de dados de pessoal, elaboração de folha de pagamento. 3. Noções de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários. 4. Noções de gestão de pessoas, gestão por processos e elaboração de projetos. 5. Orçamento público, controle orçamentário, registros contábeis, regime contábil, princípios contábeis aplicados a contabilidade pública, Lei de responsabilidade fiscal. 6. Noções de administração de materiais: recebimento, guarda, conservação, distribuição, classificação, catalogação, controle e inventário de estoque. 7. Noções de administração patrimonial. 8. Estudo de layout, análise de processos, análise da distribuição do trabalho, manualização, departamentalização. 9. Gerenciando a qualidade: a interação com os clientes, atributos da qualidade, indicadores de desempenho. 10. O ambiente das organizações, mudança e inovação, planejamento, organização, direção e controle. 11. Noções de documentação e arquivo.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

1. Princípios Constitucionais da Administração Pública (art. 37 da Constituição Federal). 2. Atos administrativos: conceito; elementos; características; mérito do ato administrativo; formação e efeitos; classificação e espécies; procedimento administrativo; extinção, invalidação e revogação dos atos administrativos. 3. Poderes e Deveres dos Administradores; uso e abuso de Poder. Poder Hierárquico e Poder Disciplinar. Poder de Polícia Administrativa: conceito; competência; Poder de Polícia originário e delegado; fundamentos; finalidade; atuação da administração; limites; características; legitimidade e sanções. 4. Licitação: conceito; finalidades; fundamentos e objeto da licitação; princípios da licitação; obrigatoriedade; dispensa; inexigibilidade; tipos de licitação; modalidades e limites; habilitação, procedimento e julgamento; revogação e anulação; Lei Federal nº 8.666/93 e Lei Federal nº 10.520/2002. 5. Contratos administrativos: conceito; regime jurídico; peculiaridades e características dos contratos administrativos; cláusulas necessárias e exorbitantes; formalização, alteração e garantia; execução do contrato; duração, extinção e prorrogação; inexecução e rescisão; Teoria da Imprevisão; sanções administrativas. Lei Federal nº 8.666/93 e Lei Federal nº 10.520/2002. 6. Agentes Públicos: regimes jurídicos funcionais; servidores públicos; normas constitucionais específicas concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos; concurso público; acessibilidade, estabilidade, remuneração e acumulação de cargos e funções; Poder Disciplinar Administrativo dos Servidores Públicos; Sindicância e processo administrativo; Estatuto dos Funcionários Públicos do Rio de Janeiro, Lei Municipal nº 94/79 e alterações. 7. Processo administrativo no Município do Rio de Janeiro. Lei Municipal nº 133 de 19.11.1979; Decreto Municipal nº 2477 de 25.10.1980 (republicado pelo Decreto Municipal nº 13150 de 14.08.1994).

RACIOCÍNIO LÓGICO

Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros- MMC e MDC-problemas. Números racionais, razões e proporções.Percentagem. Regra de três simples e composta. Álgebra básica: expressões algébricas, equações, sistemas e problemas do primeiro grau e do segundo grau. Sequências, progressões aritmética e geométrica. Problemas de contagem e noção de probabilidade. Reconhecimento de padrões. Lógica: proposições, negação, conectivos, implicação, equivalência, quantificadores, operações. Problemas de raciocínio lógico.

ÉTICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. Princípios constitucionais de natureza ética: moralidade, impessoalidade, probidade, motivação e publicidade (Art. 37 da Constituição Federal; Art. 77 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro; Art. 154 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro). 2. Normas penais relativas ao servidor público - Dos crimes contra a Administração Pública: Dos crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral (Arts. 312 a 327 do Código Penal); Dos crimes praticados por particular contra a Administração em geral (Arts. 328 a 337-A do Código Penal); Dos Crimes contra as Finanças Públicas (Arts. 359-A a 359-H). 3. Decreto Municipal nº 13.319 de 20/10/1994. 4. Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8429, de 02 de junho de 1992).

Nenhum comentário:

ACESSOS

FORMULÁRIO DE CONTATO
Nome
E-mail
Assunto
Mensagem