sábado, 22 de janeiro de 2011

Apostila Digital Prefeitura de Suzano-Aux.de Atividades Escolares-Aux. de Desenvolvimento Educacional-Secretário de Escola 2011


Apostila Digital Prefeitura de Suzano-Aux.de Atividades Escolares-Aux. de Desenvolvimento Educacional-Secretário de Escola 2011
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Descrição do produto

Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática – Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

Atualidades Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de julho de

2010, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Para o cargo de Auxiliar de Atividades Escolares

Conhecimentos Específicos

Brasil. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto Presidencial nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988. Artigo 5º, incisos I a X, XII, XLII, XLIII; Artigos 205, 206, 208, 210, 211- § 2º, 227, § 3º, inciso III, § 4º. BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 1º ao 3º e Artigo 4º, parágrafo único, alínea ‘a’; Artigos 5º, 18, 53 ao 59, 70 e 73. CARPINTERO, Antônio Carlos. A Escola. In CARPINTERO, Antônio Carlos. Teorias do espaço escolar. Brasília : Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2009. p. 70 - 80. (Profuncionário - Curso técnico de formação para os funcionários da educação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13155

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. In CASTRO, Jane Margareth;

REGATTIERI, Marilza,. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. p. 28-32.

Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º

Seminário Nacional Relações Raciais e Educação – PENESB/RJ, 05/11/03. Disponível em http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva/ Edilene Aparecida

Ropoli...[et.al.]. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. Disponível em

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre: v. 20, nº 2, jul/dez.

1995, p. 71-99, disponível em: http://sistema.clam.org.br/biblioteca/files/Genero-JoanScott%5B1%5D.pdf

Para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Educacional

Conhecimentos Específicos

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto Presidencial nº 6.949 de 25 de agosto de 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988. Artigo 5º, incisos I a X, XII, XLII,

XLIII; Artigos 205, 206, 208, 210, 211- § 2º, 227, § 3º, inciso III, § 4º. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o

Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 1º ao 3º e Artigo 4º, parágrafo único, alínea ‘a’; Artigos 5º, 18, 53 ao 59, 70 e 73.

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. P. 28-32. In CASTRO, Jane

Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília : UNESCO, MEC, 2009.

Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf.

FLORESTAN, Fernandes. As “Trocinhas” do Bom Retiro: Contribuição ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. In Pro-Posições. V. 15, n.1 (43) – jan./abr. 2004. Disponível em http://www.todosnos.unicamp.br:8080/lab/acervo/artigos-deperiodicos/

FERNANDES_AsTrocinhasDoBomRetiro_In_Proposicoes_.doc/view

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º

Seminário Nacional Relações Raciais e Educação – PENESB/RJ, 05/11/03.

Disponível em http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoli...[et.al.]. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. Disponível em

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre: v. 20, nº 2, jul/dez. 1995, p. 71-99, disponível http://sistema.clam.org.br/biblioteca/files/Genero-JoanScott%5B1%5D.pdf

Para o cargo de Secretário de Escola

Conhecimentos Específicos - As questões serão elaboradas tendo em vista as atribuições do cargo, além dos seguintes conhecimentos:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988. Artigo 5º, incisos I a X, XII, XLII, XLIII; Artigos 205, 206, 208, 210, 211- § 2º, 227, § 3º, inciso III, § 4º.

BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 1º ao 3º e Artigo 4º, parágrafo único, alínea ‘a’; Artigos 5º, 18, 53 ao 59, 70 e 73.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto Presidencial nº 6.949 de 25 de agosto de 2009.

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. P. 28-32. In CASTRO, Jane

Margareth; REGATTIERI, Marilza,. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília : UNESCO, MEC, 2009.

Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf.

FREITAS, Olga. Redação Oficial: rompendo as barreiras da escrita. In FREITAS, Olga. Produção Textual na Educação Escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005, p. 34-80.(Profuncionário - Curso técnico de formação para os funcionários da educação).

MORAES, Walter Candido Borsato de. 4.4.5 Poderes e deveres do administrador público. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006, p. 65-96. (Profuncionário - Curso técnico de formação para os funcionários da educação) Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13155

Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13155.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação – PENESB/RJ, 05/11/03. Disponível em

http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida

Ropoli...[et.al.]. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.

Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860 Noções de Informática: MS-Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2003. MS-Word 2003: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2003: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2003: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

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